Crianças, Jovens e Media: Vidas (Des)Ligadas? Atas do Congresso bYou

Autores

Sara Pereira (coord.)
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Braga, Portugal
https://orcid.org/0000-0002-9978-3847
Daniel Brandão (coord.)
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Braga, Portugal
https://orcid.org/0000-0001-6331-0354

Palavras-chave:

culturas mediáticas, crianças, jovens, participação, literacia mediática

Sinopse

Como se ligam — ou desligam — as crianças e os jovens aos media e ao mundo?

Este livro de atas reúne os principais contributos do Congresso bYou: Crianças, Jovens e Media – Vidas (Des)Ligadas?, realizado na Universidade do Minho a 7 e 8 de fevereiro de 2025. O ponto de partida para este evento foram os resultados do projeto de investigação bYou - Estudo das Vivências e Expressões de Crianças e Jovens Sobre os Media, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, que analisou as práticas e as culturas mediáticas de jovens portugueses entre os 11 e os 18 anos.

Num contexto em que a presença dos ecrãs é constante, mas a participação ativa nos e através dos media ainda é limitada, este livro promove uma reflexão crítica sobre as culturas mediáticas de crianças e jovens. A obra articula três partes: as intervenções de abertura, com destaque para Ana Beatriz Pereira e João Marecos; uma seleção de 10 artigos científicos de autores nacionais e internacionais; e, por último, o Manifesto bYou, que ecoa as reflexões e inquietações partilhadas durante o congresso, bem como um texto poético inspirado em textos do projeto e do evento.

Trata-se de uma obra que contribui para o debate sobre crianças, jovens e media, num compromisso com a promoção da literacia mediática e a participação cívica do público jovem.

Capítulos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Sara Pereira, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Braga, Portugal

Sara Pereira é professora associada com agregação do Instituto de Ciências Sociais, Departamento de
Ciências da Comunicação, e investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho. Em 2020 realizou provas de agregação em Ciências da Comunicação e em 2004 doutorou-se em Estudos da Criança, especialização de Educação para os Media, na Universidade do Minho. Leciona nas áreas de públicos e audiências dos media e da literacia para os media. Tem como principais áreas de investigação as crianças, os jovens e os media; os direitos de expressão e de participação de crianças e jovens; literacia para os media; e públicos e práticas mediáticas. Tem coordenado vários projetos nacionais e europeus e é autora de diversas publicações nestas áreas. Atualmente é IR do projeto bYOU – Estudo das Vivências e Expressões de Crianças e Jovens Sobre os Media, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC/COM-OUT/3004/2020). Foi diretora do Departamento de Ciências da Comunicação entre 2013 e 2019 e diretora do mestrado em Comunicação, Cidadania e Educação entre 2010 e 2015. É co-coordenadora do MILObs – Observatório sobre Media, Informação e Literacia. Preside ao Conselho do Plano Nacional de Literacia Mediática.

Daniel Brandão, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Braga, Portugal

Daniel Brandão é professor auxiliar no Departamento de Ciências da Comunicação do Instituto de Ciências Sociais - Universidade do Minho, é também investigador integrado do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade e colaborador do ID+. Licenciado em Design de Comunicação (2004), mestre em Arte Multimédia (2008) e doutorado em Media Digitais, na especialidade de Criação Audiovisual e de Conteúdos Interativos, pela Universidade do Porto (2014). No âmbito do doutoramento desenvolveu o projeto Museu do Resgate (https://www.museudoresgate.org), um website participativo com vídeos feitos por cidadãos sobre o quotidiano da cidade. É também um dos coordenadores do Citadocs, um projeto de realização colaborativa de mini-documentários, nascido no Futureplaces Medialab for Citizenship. Tem 10 anos de experiência de docência no ensino superior público e privado, nas áreas do design de comunicação, do audiovisual e da multimédia. Passou pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Escola Superior Artística do Porto, Escola Superior de Artes e Design-Matosinhos, Universidade Católica Portuguesa-Braga. Trabalhou com diversas instituições na área da cultura, com particular destaque para a Fundação de Serralves com a qual colaborou durante seis anos.

Capa "Crianças, Jovens e Media: Vidas (Des)ligadas?"

Downloads

Publicado

22 July 2025

Séries

Licença

Creative Commons License

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.