Para enviar uma submissão é necessário autenticar-se em Autenticação ou registar-se em Registar.

Normas de submissão

Como parte do processo de submissão, é necessário que os autores verifiquem se a sua submissão cumpre os seguintes requisitos, sendo que poderão ser devolvidas as submissões que não cumpram estas diretrizes.
  • O manuscrito encontra-se em formato de documento Word ou equivalente.
  • Os dados do autor não se encontram presentes no manuscrito.
  • O autor tem direitos sobre todos os elementos enviados ou solicitou aos respetivos autores a autorização para publicação, sem encargos para a editora.

Diretrizes para autores

A obra, depois de aprovada para publicação pela Diretora da UMinho Editora, deverá ser submetida através da plataforma de gestão editorial Open Monograph Press. A obra será avaliada pelo Conselho Científico e Editorial e por dois especialistas da área e, após a emissão de pareceres positivos à publicação da mesma, continuará o processo de paginação, revisão de provas e publicação.
O manuscrito será enviado em formato Word, escrito com letra Arial ou Calibri tamanho 11, espaçamento 1,5. As páginas terão todas numeração sequencial, inseridas através da ferramenta do Word, em algarismos árabes.

É obrigatório a obra conter o(s) nome(s) do(s) autor(es), afiliação institucional, ORCID, resumo até 100 palavras em português e inglês e até cinco palavras-chave em português e inglês, mas estes dados serão inseridos diretamente na plataforma, nos campos assinalados para cada informação, e não no documento Word.


As imagens, gráficos e materiais visuais deverão ser enviadas em formato tiff com 300 dpi a cores e submetidas fora do manuscrito, selecionando no segundo passo de submissão, o tipo de documento adequado. No manuscrito deverá ser assinalado a exata localização do material visual e a correspondência correta, com as respetivas legendas inseridas no texto numeradas sequencialmente.

As fórmulas matemáticas só são aceites se gravadas como imagem.

As notas de rodapé devem ser evitadas. Se forem realmente necessárias, deverão ser curtas e concisas e inseridas no texto usando a ferramenta de notas de rodapé disponível no Word.

 

As referências bibliográficas devem ser bem estruturadas e construídas consoante a norma selecionada das normas aprovadas pela Editora. Para mais informações sobre normas e como construir as suas referências bibliográficas: https://guias.sdum.uminho.pt/referencias.

 

Os índices remissivos terão de ser autorizados pela Editora e serão construídos pelos autores. A Editora fornecerá o documento paginado para auxiliar no processo de construção do índice, mas não se responsabiliza por essa tarefa.