A Editora da UMinho, adiante designada por UMinho Editora constitui um Projeto especial da Universidade, dependente da Reitoria, que tem por objetivo editar obras produzidas por membros da comunidade académica e autores externos, quer em suporte digital, quer em formato papel, disponibilizando aos alunos e docentes do ensino superior, bem como ao público em geral, textos de elevada qualidade científica e pedagógica e obras de divulgação científica, artística e cultural.

A Editora pretende contribuir para promover o desenvolvimento do ensino e da investigação e consolidar o prestígio e imagem da UMinho a nível nacional e internacional, através da valorização e divulgação do conhecimento e da promoção da cultura científica, reforçando a articulação entre a ciência, a tecnologia, a cultura e a sociedade. Neste contexto serão consideradas de interesse estratégico para publicação as obras de apoio ao ensino e à investigação, bem como textos de divulgação científica e documentos de reflexão em diferentes áreas e sobre diferentes matérias, ou que se refiram a estudos sobre o ensino superior nas suas múltiplas relações com a sociedade, designadamente no âmbito das Políticas Públicas e da sua aplicação e monitorização. Serão igualmente editadas obras relacionadas com a valorização do património da Universidade do Minho e com a sua ação nos seus diferentes eixos de missão.

Neste sentido, em conformidade com as linhas gerais de política científica, pedagógica e cultural definidas pelos competentes órgãos de governo da Universidade do Minho, a UMinho Editora tem por missão específica:

 

  1. a) Definir e executar a política editorial da Universidade do Minho;
  2. b) Contribuir para promover o desenvolvimento do ensino, da investigação científica e da disseminação do conhecimento, promovendo a cultura e a cidadania;
  3. c) Consolidar o prestígio e imagem da UMinho a nível nacional e internacional, através da valorização e divulgação do conhecimento e da promoção da cultura científica, reforçando a articulação entre a ciência, a tecnologia, a cultura e a sociedade.
  4. d) Programar, coordenar e orientar a publicação de obras de interesse científico, pedagógico, artístico e cultural, inseridas em diferentes coleções e séries, salvaguardando o interesse e o histórico das edições já existentes, enquadradas nas diferentes UO da Universidade; 
  5. e) Servir a disseminação do conhecimento tendo como referências a política de acesso aberto da UMinho e as políticas de Ciência Aberta, defendida pela CE e pelo governo português;
  6. f) Desenvolver atividades e promover iniciativas que se enquadrem numa política de desenvolvimento e sustentabilidade financeira da Editora, bem como nos objetivos que definem a sua missão.

Para a realização dos seus objetivos, a UMinho Editora poderá estabelecer relações com as unidades orgânicas de ensino e investigação (UO) e as unidades de serviços da Universidade, ou com quaisquer outras instituições ou entidades, públicas ou privadas, cuja colaboração se mostre necessária ou estratégica para a prossecução dos seus objetivos, podendo celebrar convénios, protocolos ou acordos de cooperação com instituições congéneres e com outras entidades, públicas ou privadas, bem como receber apoio para as suas edições através de mecenato.