Comunidades de Energia Renovável

Autores

João Crispim (coord.)
Grupo Casais
José Gomes Mendes (coord.)
Universidade do Minho
https://orcid.org/0000-0003-4629-0675

Palavras-chave:

Comunidade de Energia, Energia

Sinopse

Na evolução da Humanidade, as comunidades surgem como estratégia de optimização dos recursos dos indivíduos. A partilha destes recursos permite garantir maior segurança física (face aos predadores) e segurança de abastecimento (especialização em caça e, mais tarde, agricultura). Como vantagem adicional, evoluímos no conhecimento geral e na nossa capacidade de organização enquanto grupo, ultrapassando largamente os sonhos dos primeiros grupos que se juntaram.

As comunidades de energia oferecem derivações das vantagens iniciais: segurança física, optando por menores centrais e de energia limpa e segura, e segurança de abastecimento, não só por a organização local permitir a substituição de pelo menos parte da energia que nos chega de origens pouco recomendáveis, como a capacidade acrescida em lidar com fenómenos de perturbação da rede, como tempestades ou fogos, cuja frequência e intensidade se prevê aumentar. Também agora se preveem vantagens adicionais, como a democratização e acessibilidade da energia ou o potenciar de investimentos em energia renovável, crucial para a descarbonização da sociedade.

Este é um conceito permitido pelo desenvolvimento tecnológico, tanto na frente da energia como na da comunicação/informação, apenas agora atingido. No entanto, atendendo à existência de um sistema energético organizado anteriormente a estas possibilidades, tem tido uma evolução difícil. Tendo sido um dos primeiros países a legislar o conceito, três anos depois ainda não podemos estar satisfeitos com a fraca penetração do conceito na nossa sociedade.

Para perceber o potencial das comunidades de energia, foram convidados alguns dos melhores especialistas nacionais para, em cada uma das diferentes vertentes desta nova área de conhecimento, nos esclarecerem sobre as vantagens e limitações desta realidade, com especial ênfase na sua aplicação em Portugal.

Capítulos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

João Crispim, Grupo Casais

Engenheiro Eletrotécnico pelo IST, mestre em economia e gestão pela UNova e Católica de Lisboa e MBA. Foi Gestor de Projectos na REN, consultor na GE e na NEWES, sendo atualmente responsável pelas áreas de Apoios ao Investimento e de ESG no Grupo Casais.

José Gomes Mendes, Universidade do Minho

Engenheiro Civil e Doutorado, é Professor Catedrático de Sistemas Regionais e Urbanos
na Universidade do Minho e Presidente da Fundação Casais. Foi Secretário de Estado do Ambiente e da Mobilidade, Chairman da Transport Decarbonisation Alliance e Consultor da Comissão Europeia.

Ana Rita Antunes, Coopérnico

Engenheira do Ambiente e mestrado em eficiência energética, fundadora e Coordenadora Executiva na Coopérnico - primeira cooperativa de energia renovável em Portugal - e membro do Conselho Geral da associação ambientalista “ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável”.

Andreia Carreiro, Cleanwatts

Mestre em Engenharia Biomédica e em Energia para a Sustentabilidade, doutorada em Sistemas Sustentáveis de Energia e MBA. É Strategic Projects, Innovation & Energy Policy Advisor na Cleanwatts, membro dos Future Energy Leaders Portugal e External Expert na Comissão Europeia.

Lurdes Ferreira, Centro de Engenharia e Desenvolvimento

Mestre em Economia e Política da Energia do Ambiente e licenciada em Comunicação Social, é atualmente investigadora do Co-Lab Smart and Sustainable Living do Centro de Engenharia e Desenvolvimento, tendo anteriormente sido redatora principal de Economia no jornal Público.

José Villar, Centro de Sistemas e Energia do INESC TEC

Doutorado em Engenharia Eletrónica na Universidad Pontífica Comillas, em Madrid, é atualmente Investigador Sénior no Centro de Sistemas e Energia do INESC TEC, no Porto.

João Mello, Centro de Sistemas e Energia

Doutorando no INESC TEC, no Porto, onde é atualmente investigador assistente no Centro de Sistemas e Energia, possui ainda um mestrado em Economia pela Universidade Federal Fluminense, Brasil.

João Peças Lopes, INESC TEC

Doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Professor Catedrático, membro do Conselho de Administração do INESC TEC, co-editor do Journal Sustainable Energy Grids and Networks, Fellow do IEEE e destinguido com o CIGRE Technical Committee Award.

José Basílio Simões, Cleanwatts

Doutorado em Física Tecnológica, é atualmente Professor Convidado, presidente e co-fundador da Cleanwatts, Angel investor e senior advisor na Effisumer, tendo anteriormente participado na fundação da Virtual Power Solutions, Energia Simples e Intelligent Sensing Anywhere.

Luísa Matos, Cleanwatts

Doutorada em Estratégia, MBA e licenciada em Economia, é co-fundadora e diretora geral da Cleanwatts e Perita na Agência para PMEs da Comissão Europeia. Anteriormente foi ainda senior advisor na Effisumer, C􀀨􀀲 da Virtual Power Solutions e Diretora na Intelligent Sensing Anywhere.

Cristina Sousa Rocha, LNEG

Licenciada em Engenharia do Ambiente e Mestre em Engenharia Sanitária, é atualmente Investigadora Sénior no LNEG onde está envolvida em diversas atividades de apoio a políticas públicas e I&DT na área da economia circular.

Paula Cayolla Trindade, Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG)

Licenciada em Química Tecnológica, Mestre em Engenharia Sanitária e Doutorada em Ambiente e Sustentabilidade pela Universidade Nova, é atualmente Investigadora Auxiliar e Coordenadora da área de Compras Sustentáveis e Circulares no Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG).

Sofia Simões, Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG)

Engenheira do Ambiente, mestre em Gestão e Política Ambiental e doutorada na Universidade de Leiden, é atualmente professora assistente convidada, investigadora e coordenadora da Unidade de Economia
de Recursos no Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG).

Francisco Ferreira, Universidade Nova de Lisboa

Licenciado, mestre e doutorado em Engenharia do Ambiente, é atualmente Professor na Universidade Nova de Lisboa, investigador do Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade e Presidente da "ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável".

Rui Pimenta, AdEPorto

Engenheiro Eletrónico com especialização em Sistemas de Energia Elétrica, é atualmente Diretor Executivo da AdEPorto, Vogal-Efetivo da Direção da RNAE e consultor em estratégia de energias renováveis em instituições governamentais e privadas em Portugal e no estrangeiro.

Downloads

Próximo

27 January 2023

Séries

Licença

Creative Commons License

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.