Psicologia Social, Comunicação e Cultura

Authors

Rosa Cabecinhas (ed)
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Braga, Portugal
https://orcid.org/0000-0002-1491-3420
Carla Cerqueira (ed)
Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias, Universidade Lusófona, Porto, Portugal
https://orcid.org/0000-0001-6767-3793
Julia Alves Brasil (ed)
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Braga, Portugal
https://orcid.org/0000-0003-0445-1207

Keywords:

social psychology, communication, culture, transdisciplinarity

Synopsis

This book is primarily intended for undergraduate and postgraduate students in the social sciences and humanities. It stems from the authors’ professional experience in diverse cultural contexts and from debates held both inside and outside the classroom. Empirical research conducted by the authors is discussed in several chapters, based on the conviction that higher education must be permanently updated through scientific inquiry. Accordingly, alongside a discussion of internationally recognised “classical” authors, the book also highlights research carried out in Portuguese-speaking countries. This strategy seeks to give visibility to knowledge produced in these contexts, emphasising the importance of situated knowledge that takes into account the sociocultural contexts in which it is generated.
Social psychology is presented as a core discipline within the field of communication and culture studies, encompassing different levels of analysis and representing one of the cornerstones of communication studies. In recent years, efforts at theoretical integration have fostered growing transdisciplinarity, opening new ways of understanding complex social phenomena. A solid cultural and humanistic education is essential for communication professionals who can critically analyse social reality, develop transversal skills, and engage effectively in constantly changing social and professional environments. In this context, social psychology provides analytical tools for understanding and critically discussing human communication across diverse settings, offering valuable resources for both theoretical reflection and the analysis of practical cases and current issues.

Chapters

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rosa Cabecinhas, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Braga, Portugal

Rosa Cabecinhas é docente do Departamento de Ciências da Comunicação e investigadora no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho. Foi diretora do Departamento de Ciências da Comunicação e diretora-adjunta do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. Dirigiu o mestrado em Ciências da Comunicação e o doutoramento em Estudos Culturais. É membro fundador da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação e membro fundador do Grupo de Trabalho Género e Sexualidades e do Grupo de Trabalho Comunicação Intercultural, tendo exercido as funções de cocoordenadora deste grupo. É membro fundador da Associação Internacional de Pesquisadores das Culturas, da qual foi vice-presidente. Tem desenvolvido investigação de natureza interdisciplinar e coordenado diversos projetos nacionais e internacionais sobre memória social, comunicação intercultural e mudança social. Foi cocoordenadora da rede COST Social Psychological Dynamics of Historical Representations in the Enlarged European Union. Atualmente é investigadora principal do projeto MigraMediaActs — Migrações, Media e Ativismos em Língua Portuguesa: Descolonizar Paisagens Mediáticas e Imaginar Futuros Alternativos (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e é investigadora principal da equipa local do projeto CONCILIARE — Confidently Changing Colonial Heritage (Horizonte Europa). Entre as suas obras, destaca-se Preto e Branco: A Naturalização da Discriminação Racial (2017, 2.ª edição), Comunicação Intercultural: Perspectivas, Dilemas e Desafios (com Luís Cunha, 2017, 2.ª edição), Abrir os Gomos do Tempo. Conversas Sobre Cinema em Moçambique (com Ana Cristina Pereira, 2022).

Carla Cerqueira, Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias, Universidade Lusófona, Porto, Portugal

Carla Cerqueira é doutora em Ciências da Comunicação, com especialização em Psicologia da Comunicação, pela Universidade do Minho (Portugal). É professora associada na Universidade Lusófona, diretora do doutoramento em Comunicação e Ativismos, investigadora integrada no Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias e colaboradora no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. Participa como investigadora e consultora em diversos projetos académicos e sociais financiados na área do género e dos média. É presidente do Comité de Investigação e Política do GAMAG — Aliança Global sobre Género e Media. Integra a direção da Associação Portuguesa de Estudos sobre Mulheres e é membro do Conselho de Opinião da RTP. Faz parte da Comissão de Ética da European Communication Research and Education Association. Os seus interesses de investigação incluem género, feminismos, interseccionalidade, organizações não governamentais e estudos mediáticos. É a investigadora principal do projeto FEMglocal (PTDC/COM-CSS/4049/2021) e integra o projeto MigraMediaActs — Migrações, Media e Ativismos em Língua Portuguesa: Descolonizar Paisagens Mediáticas e Imaginar Futuros Alternativos (PTDC/COM-CSS/3121/2021).

Julia Alves Brasil, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Braga, Portugal

Julia Alves Brasil é investigadora colaboradora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, em Portugal, e membro da equipa do projeto de pesquisa MigraMediaActs — Migrações, Media e Ativismos em Língua Portuguesa: Descolonizar Paisagens Mediáticas e Imaginar Futuros Alternativos (Fundação para a Ciência e a Tecnologia). Possui formação interdisciplinar em Psicologia (bacharelado e mestrado) e Estudos Culturais (doutoramento) e tem concentrado sua atuação profissional no campo da psicologia social, com especial atenção a relações intergrupais, processos identitários, memória social e diálogo intercultural, sobretudo a partir do contexto latino-americano.

Anabela Carvalho, Departamento de Ciências da Comunicação, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Braga, Portugal

Anabela Carvalho é professora associada com agregação no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho (Portugal), onde leciona disciplinas como Comunicação, Ciência e Ambiente; Comunicação Internacional; e Seminário de Investigação. A sua investigação centra-se nos domínios da comunicação e ambiente, comunicação e ciência, e comunicação e envolvimento político, com particular incidência no tema das alterações climáticas. É autora e/ou organizadora de livros como Environmental Communication (Comunicação Ambiental; handbook: com T. R. Peterson, 2024); Climate Change Politics: Communication and Public Engagement (Política de Alterações Climáticas: Comunicação e Envolvimento do Público; com T. R. Peterson; 2012), Citizen Voices: Performing Public Participation in Science and Environment Communication (Vozes do Cidadão: Participação do Público na Comunicação Sobre Ciência e Ambiente; com L. Phillips e J. Doyle, 2012), e As Alterações Climáticas, os Media e os Cidadãos (2011), bem como de vários números temáticos de revistas científicas, para além de artigos científicos, capítulos de livros e relatórios, num total de cerca de 180 publicações. Foi associate editor da revista Environmental Communication (2010–2012) e é desde 2016 associate editor da revista Frontiers in Communication: Science and Environmental Communication. É co-fundadora e ex-presidente e vice-presidente da secção de Comunicação de Ciência e Ambiente da European Communication Research and Education Association (2007–2014), bem como co-fundadora da International Environmental Communication Association e ex-membro eleita do seu board of directors (2011–2015). Foi diretora do Doutoramento FCT em Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade, um consórcio de seis centros de investigação e quatro universidades.

Luiza Lins, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Braga, Portugal

Luiza Lins é bolseira de pós-doutoramento no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho. É doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (Brasil), licenciada e mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe (Brasil). Realizou estágio de doutoramento na Universidade Complutense de Madrid (Espanha), onde desenvolveu atividades de investigação junto ao Departamento de Antropologia Social e Psicologia Social. Tem desenvolvido investigações sobre relações intergrupais, representações sociais, interseccionalidades, preconceito e identidades sociais. Atualmente, é membro da equipa do projeto MigraMediaActs — Migrações, Media e Ativismos em Língua Portuguesa: Descolonizar Paisagens Mediáticas e Imaginar Futuros Alternativos.

Diana Ramos de Oliveira, Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil

Diana Ramos de Oliveira é doutora em Psicologia Social pela Universidade do País Vasco (Espanha), com pós-doutoramento da Universidade de Harvard (Estados Unidos da América) e da Universidade Blaise Pascal (França). Mestrada em Estudos Avançados em Psicologia Social: Relações Grupais pela Universidade do País Vasco (Espanha). É psicóloga (CRP 05/77540) e pedagoga. É professora adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e professora do Programa de Pós-Graduação de Psicologia da UFRRJ. Vice-Diretora Acadêmica do Instituto Três Rios/UFRRJ (2025–2029). Vice-coordenadora de Política Institucional pela Diversidade, Gênero, Etnia/Raça e Inclusão, no âmbito da CPID/UFRRJ (2023–2025). Membro da Sociedade Brasileira de Psicologia e membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia no Grupo de Trabalho de Juventude, Resiliência e Vulnerabilidade.

Yuri Sousa, Instituto de Psicologia e Serviço Social, Universidade Federal da Bahia, Bahia, Brazil

Yuri Sousa é doutor em Psicologia (2017) pela Universidade Federal de Pernambuco (Brasil), com estágio doutoral (2014—2015) no Laboratoire de Psychologie Sociale da Aix-Marseille Université (França). É professor adjunto do Instituto de Psicologia e Serviço Social da Universidade Federal da Bahia (Brasil) e investigador no Programa de Pós-Graduação em Psicologia desta universidade (PPGPSI/UFBA). Em 2024, foi bolseiro de pós-doutoramento no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho (Portugal), no âmbito do projeto MigraMediaActs — Migrações, Media e Ativismos em Língua Portuguesa: Descolonizar Paisagens Mediáticas e Imaginar Futuros Alternativos, dedicando-se ao desenvolvimento do sistema IATexto — Interface de Análise de Textos baseada em Inteligência Artificial. Possui experiência na área da Psicologia Social, com especial interesse pela abordagem das representações sociais e pela utilização de métodos computacionais de análise de dados textuais.

Sara I. Magalhães, Centro de Psicologia, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Porto, Portugal

Sara Isabel Magalhães é licenciada e doutorada em Psicologia da Educação pela Universidade do Minho (Portugal). É investigadora doutorada no Centro de Psicologia da Universidade do Porto, analisando as múltiplas dimensões da idade e do envelhecimento através das lentes dos estudos feministas, da psicologia social crítica e da teoria da interseccionalidade. Atualmente, atua como Gestora de Ciência e Projeto no Laboratório Colaborativo ProChild CoLAB Against Poverty and Social Exclusion – Association. Especialista em igualdade de género, faz parte da lista de especialistas da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. Tem colaborado, e cocoordenado, em vários projetos de investigação financiados (Comissão Europeia Horizon2020 SwaftS; EEA GRANTS/FSE/CIG; POPH/QREN/FSE/CIG; POISE/CIG; Fundação para a Ciência e a Tecnologia). É ativista feminista e colabora com várias organizações não governamentais nacionais.

Isabel Macedo, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Braga, Portugal

Isabel Macedo é doutorada em Estudos Culturais pela Universidade do Minho e Universidade de Aveiro, na área da Comunicação e Cultura, com uma tese sobre migrações, memória cultural e representações identitárias no cinema. É professora auxiliar no Departamento de Ciências de Comunicação da Universidade do Minho e investigadora integrada do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. Foi membro do projeto Memórias, Culturas e Identidades: O Passado e o Presente das Relações Interculturais em Moçambique e Portugal (2018-2022) e cocoordena o projeto MigraMediaActs — Migrações, Media e Ativismos em Língua Portuguesa: Descolonizar Paisagens Mediáticas e Imaginar Futuros Alternativos (2022-2025). É diretora da Revista Lusófona de Estudos Culturais e do Museu Virtual da Lusofonia, Unidade Cultural da Universidade do Minho. Entre as suas publicações, desenvolvidas em coautoria e numa perspetiva transdisciplinar, destacam-se os artigos “Exploring images of otherness through cinema: Analysis of counter-visualities in Portuguese films” (2023), “Cultura Visual, Educação e Comunicação Intercultural: Grupos de Discussão com Estudantes no Ensino Secundário Português” (2023), “O Cinema como Espaço de Ativismo Mnemónico: Uma Análise da Produção Cinematográfica com Financiamento Público em Portugal (2024), e o livro Existir e Resistir na Sociedade Contemporânea. Contributos para o Debate sobre Comunicação e Cultura (2025).

Silvino Lopes Évora, Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes, Universidade de Cabo Verde, Praia, Cabo Verde

Silvino Lopes Évora é presidente do Conselho Científico da Universidade de Cabo Verde e coordenador do Grupo Disciplinar de Ciências da Comunicação na mesma instituição. É professor auxiliar, tendo iniciado a sua carreira, em 2010, na Universidade Jean Piaget de Cabo Verde e passado, a partir de 2013, para a Universidade de Cabo Verde. Tem pós-doutoramento em Ciências da Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa (2022), aprovou-se, em 2023, nas provas de agregação na área de Ciências da Comunicação, na Universidade do Minho. Na mesma universidade, concluiu, em 2010, o doutoramento em Ciências da Comunicação e, em 2006, o mestrado na mesma área científica. Em 2004, concluiu a pós-graduação em Jornalismo Judiciário pela Universidade Católica Portuguesa e a licenciatura em Jornalismo pela Universidade de Coimbra. É licenciado em Direito pela Universidade de Cabo Verde. É autor de vários livros — entre poesia e obras científicas, além de possuir várias dezenas de artigos científicos publicados em revistas especializadas e capítulos de livros.

Capa "Psicologia Social, Comunicação e Cultura"

Downloads

Published

November 5, 2025

Series

License

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.