A Universidade do Minho em tempos de pandemia: Tomo I: Reflexões

Authors

Manuela Martins (ed)
University of Minho
http://orcid.org/0000-0002-9853-518X
Eloy Rodrigues (ed)
University of Minho
http://orcid.org/0000-0002-7862-2681

Keywords:

pandemic, University of Minho, coronavirus

Synopsis

Nesta obra reúnem-se cerca de meia centena de textos que retratam, a partir de diferente experiências, perspetivas e olhares disciplinares, a forma como a pandemia provocada pelo vírus SARS-CoV-2 foi sentida na Universidade do Minho, a primeira universidade portuguesa a ser atingida pelos seus efeitos, a partir de 7 de março de 2020. Os contributos aqui reunidos exprimem o modo como a comunidade académica se organizou para garantir o funcionamento da instituição e o cumprimento da sua missão, quer no âmbito do ensino, quer da investigação e da inovação, não dispensando uma necessária reflexão crítica sobre a nova realidade que se afirmou com a pandemia, o seu significado e os impactos da mesma na sociedade.
Dado o elevado número e a diversidade dos contributos, a obra organiza-se em três volumes, que tentam dar resposta a três possíveis interrogações. Assim, o 1º volume, com o subtítulo de ‘Reflexões’, procura equacionar diferentes perspetivas em torno da questão: Mas o que é isto? Já o 2º volume, que recebe o subtítulo de ‘(Re)Ações’, corporiza um conjunto de textos que reflete as atuações em diferentes áreas da dimensão académica, elucidando quanto ao modo: Como reagimos? Finalmente, o 3º volume, que acusa o subtítulo de ‘Projeções’, dá expressão a uma inevitável pergunta: E agora? Pois, afinal, todos sabemos que isto não vai, nem pode, ficar tudo bem.

Chapters

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Pedro Bandeira, University of Minho

Pedro Bandeira, arquiteto (FAUP 1996), é Professor Associado na Escola de Arquitetura da Universidade do Minho e investigador do Lab2PT.

Rita Ribeiro, University of Minho

Rita Ribeiro é Professora Auxiliar do Departamento de Sociologia, do Instituto de Ciências Sociais e investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), ambos da Universidade do Minho. É doutora em Sociologia e mestre em Antropologia pela Universidade do Minho. Tem desenvolvido investigação na área da sociologia da cultura.

Jean Martin Rabot, University of Minho

Jean-Martin Rabot é Professor Associado do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS). Doutorado em Sociologia, os seus trabalhos incidem sobre a sociologia clássica, a sociologia do imaginário, os Estudos Culturais e as novas tecnologias. Ultimamente, tem-se debruçado sobre a análise da crise económico-financeira de 2007/2008, na perspetiva da sociologia do imaginário desenvolvida por Gilbert Durand e Michel Maffesoli.

Albertino Gonçalves, University of Minho

Albertino Gonçalves é Professor Associado do Departamento de Sociologia da Universidade do Minho e investigador do Centro de Estudos Comunicação e Sociedade (CECS), ambos da Universidade do Minho. Especializado nas áreas da sociologia da cultura e da arte, reparte a sua atividade entre a vida académica e a intervenção na comunidade. Publicou, como autor, os livros Imagens e Clivagens: os residentes face aos emigrantes (1996), As Asas do Diploma: A Inserção Profissional dos Licenciados pela Universidade do Minho (2001) e Vertigens: Para uma Sociologia da Perversidade (2009).

João Cardoso Rosas, University of Minho

João Cardoso Rosas é licenciado e mestre pela Universidade do Porto e doutorado pelo Instituto Universitário Europeu, sendo Professor Associado do Departamento de Filosofia e investigador do Centro de Ética, Política e Sociedade. Foi presidente da Associação Portuguesa de Ciência Política e da Sociedade Portuguesa de Filosofia. O seu trabalho, sempre no âmbito da Filosofia Política, tem incidido especialmente em questões de justiça e direitos humanos. O seu livro mais recente é: (org.), História da Filosofia Política, Lisboa, Presença, 2020.

Luís Cunha, University of Minho

Luís Cunha é Professor Auxiliar do Departamento de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. É antropólogo e investigador do CRIA/UMinho.

Almerindo Janela Afonso, University of Minho

Almerindo Janela Afonso é Professor Associado do Departamento de Ciências Sociais da Educação, do Instituto de Educação, da Universidade do Minho. Sociólogo, é Doutor em Sociologia da Educação e foi membro do Conselho Nacional da Educação e Presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.

Alexandra Esteves, University of Minho

Alexandra Esteves é docente de História Contemporânea na Universidade Católica Portuguesa e na Universidade do Minho, sendo investigadora integrada do Lab2PT, unidade de investigação desta última Universidade.
A sua atividade investigativa tem sido dedicada a matérias que se inscrevem na área da História Social, designadamente a saúde, a doença, a assistência, a marginalidade, a violência e as prisões, bem como na História do Turismo, incluindo questões relacionadas com o lazer e as sociabilidades, entre os séculos XVIII e XX.

Maria Marta Lobo de Araújo, University of Minho

Maria Marta Lobo de Araújo é Professora Associada com Agregação do Departamento de História do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e investigadora do centro Lab2PT da mesma Universidade.
É doutora em História Moderna e Contemporânea pela Universidade do Minho, desenvolvendo investigação nos campos da História Social, com incidência particular na História das Misericórdias e da História Religiosa da Época Moderna.

Alberto Filipe Araújo, University of Minho

Alberto Filipe Araújo é Professor Catedrático aposentado do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Maria do Rosário Girão Ribeiro dos Santos, University of Minho

Maria do Rosário Girão Ribeiro dos Santos é Professora Associada do Departamento de Estudos Românicos do Instituto de Letras e Ciências Humanas e investigadora do CEHUM. Doutorou-se na Universidade do Minho com uma tese intitulada “À sombra de Baudelaire. Estudo da receção de Baudelaire na Literatura Portuguesa. Do romantismo ao modernismo”. Encontra-se, atualmente, a redigir um ensaio intitulado “O retrato do artista na ficção”.

Manuel José Silva, University of Minho

Manuel José Silva é Professor Associado aposentado do Instituto de Letras e Ciências Humanas. Publicou as seguintes obras: “La langue française et l’histoire” (2008); “O voo do garajau: dos Açores a Macau” (2014), de parceria com Maria do Rosário Girão Ribeiro dos Santos; “El-Rei D. Sebastião: (re) olhares” (2017). Encontra-se, atualmente, a redigir uma obra sobre Nostradamus intitulada “A propósito de Nostradamus, médico, historiador e astrófilo”.

Ana Gabriela Macedo, University of Minho

Ana Gabriela Macedo é Professora Catedrática da Universidade do Minho, coordenadora do Programa Doutoral “Modernidades Comparadas. Literaturas, Artes e Culturas” e coordenadora do grupo de pesquisa em “Género, Artes e Estudos Pós-Coloniais” (GAPS) do Centro de Estudos Humanísticos da mesma Universidade. As suas áreas de investigação repartem-se pelo Modernismo, Pós-modernismo, Poéticas Visuais, Crítica Feminista e Estudos de Género.

Ermelinda Macedo, University of Minho

Ermelinda Macedo é Professora Adjunta da Escola de Enfermagem da Universidade do Minho. É licenciada em Enfermagem, Doutora em Psicologia e Mestre em Educação-Área de Especialização: Educação para a Saúde. É detentora do Título de Especialista em Enfermagem da CPDESP e Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica.

Published

November 27, 2020

Series

License

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Details about the available publication format: PDF

PDF

ISBN-13 (15)

978-989-8974-27-3