Representação Mediática da Agenda Político-Governativa Sobre as Minorias Étnicas em Angola (2016–2021)

Authors

Gabriel Benguela
Instituto de Estudos Avançados em Ciências, Engenharias e Tecnologias,Academia de Ciências Sociais e Tecnologias/Departamento de Ensino e Investigação de Ciências Básicas e Multidisciplinares, Faculdade de Serviço Social, Universidade de Luanda, Angola
https://orcid.org/0000-0002-2689-3201 (unauthenticated)

Synopsis

Este trabalho debruça-se sobre a problemática da representação mediática da agenda político-governativa relativa às minorias étnicas em Angola, considerando a prática social presente na construção das notícias e da sua narrativa. Para isso, consideraram-se os textos do Jornal de Angola, da Agência Angola Press, do Público, da Voz da América e da Deutsche Welle, publicados online, a fim de daí depreender a representação das minorias étnicas como uma das medidas de inclusão social. O objetivo deste estudo é analisar a representação mediática da agenda político-governativa sobre as minorias étnicas tendentes a velar pelos seus anseios e aspirações. Em termos metodológicos, o estudo é quantitativo e baseou-se na técnica de análise de conteúdo. Os resultados sugerem que nos intervalos analisados, de janeiro a junho de cada ano, há maior representação de ações do Governo angolano, relacionadas com a seca, que gera mobilidade e, consequentemente, conflitos de terras; acresce-se, também, a problemática da ocupação dos espaços de alimentação do gado por fazendeiros e latifundiários, uma situação que tem despertado o interesse dos média. Em seguida, posiciona-se o intervalo de julho a dezembro com ações relacionadas com a manutenção da existência e sobrevivência das minorias étnicas. Quanto à representação mediática, a Voz da América é o órgão de comunicação com maior número de publicações de textos sobre minorias étnicas. A província do Cuando Cubango é a região geográfica de Angola que mais se destacou na representação mediática das ações do Governo. Os subgrupos banto são os mais representados pelos média, seguidos dos koi e san. Os problemas que as minorias enfrentam afetam homens, mulheres, crianças e velhos. As organizações não governamentais são as que mais se preocupam com as questões relacionadas com as minorias étnicas, o que sugere que não são uma prioridade para a agenda político-governativa do Estado.

Author Biography

Gabriel Benguela, Instituto de Estudos Avançados em Ciências, Engenharias e Tecnologias,Academia de Ciências Sociais e Tecnologias/Departamento de Ensino e Investigação de Ciências Básicas e Multidisciplinares, Faculdade de Serviço Social, Universidade de Luanda, Angola

Gabriel Luciano Maria Benguela é doutor em Ciências da Comunicação pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Mestre em Governação e Gestão Pública pela Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto e licenciado com distinção em Jornalismo pela Faculdade de Filologia e Jornalismo, da Universidade Federal do Sul da Rússia. Atualmente, é professor da Faculdade de Serviço Social da Universidade de Luanda e da Academia de Ciências Sociais e Tecnologias. É investigador convidado do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, e é membro da Sociedade Portuguesa de Comunicação desde 2020, fazendo parte dos grupos de trabalho de Comunicação – Política e Jornalismo e Sociedade.

Downloads

Published

April 15, 2026

Series

License

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.