As saudades de Pondal: saudades galegas?

Autores

Luís G. Soto
Universidade de Santiago de Compostela, España
https://orcid.org/0000-0003-2607-3390 (não autenticado)

Sinopse

A saudade é um tema cultural português, mas também galego e do universo lusófono. A sua importância e formulação fi losófi ca datam, em Portugal, do início do século XX e na Galiza, uns cinquenta anos depois. Mas a saudade é um tema literário (e também filosófico) anterior, que remonta à Idade Média. Obviamente, depois truncado na Galiza, como todo o percurso da cultura letrada galega. Regista-se, novamente e com força, no Ressurgimento no século XIX: em Rosalía, Curros e Pondal. Centrar-nos-emos em Pondal. Na sua poesia, a saudade é objeto de um tratamento extenso
e intenso e de uma elaboração cuidadosa e detalhada. Pondal explora e incorpora a herança popular analfabeta, o seu conteúdo potencial na língua e cultura galegas. Como veremos, as suas formulações condizem com as habituais do pensamento português do século XX.

Biografia do Autor

Luís G. Soto, Universidade de Santiago de Compostela, España

Professor Titular de Filosofi a Moral na Universidade de Santiago de Compostela (USC), é licenciado em Direito (USC, 1978) e Filosofia (USC, 1979) e doutor em Filosofi a (USC, 1986) e em Direito (Universidade Autónoma de Madrid, 2010). Sobre Pondal, tem publicado desde 1986 diversos artigos, como 
“L’inachèvement éthique chez Pondal” (Pau, 1997) e “Os Eoas: poema e drama teológico-político de Eduardo Pondal” (Lisboa, 2009), e o libro Outros e novos queixumes. De fi losofía e literatura en Queixumes dos pinos de Eduardo Pondal (USC-Editora, 2019). Sobre as terras pondalianas, vem de publicar O camiño dos faros. Diario de viaxe (Espiral Maior, Carballo-A Corunha, 2023).

Downloads

Próximo

15 maio 2025

Séries

Categorias

Licença

Creative Commons License

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.